Psicoterapia: O que é e para que serve?

 

Vivemos em uma sociedade onde nossos sentimentos mais profundos são reprimidos, pois são considerados feios, indignos, inadequados, o​u seja, como algo que não devêssemos sentir.


Nos sentimos constrangidos para falar sobre nossos sentimentos, porém, as emoções não “se calam” e encontram um saída. É aí que surgem os sentimentos de tristeza, ansiedade, insegurança, baixa auto-estima.

 

Tais sentimentos vêm muitas vezes acompanhados de sintomas físicos penosos que se instalam como um pedido de socorro. Daí começa o sofrimento.

 

Como a Psicoterapia ajuda o paciente?
 

Com o auxílio do psicoterapeuta o paciente irá aprender a desenvolver habilidades efetivas para enfrentar e saber lidar com as tensões inevitáveis que a vida nos traz de forma a minimizar seu sofrimento. Juntos irão examinar pensamentos, crenças, atitudes, valores a cada experiência vivida e a partir daí desenvolver planos de ação e estratégia para crescimento e cura.
 

Nesta busca interna o paciente adquire um conhecimento profundo sobre si próprio que lhe possibilita uma maior compreensão de seus sentimentos, aprendendo a reconhecer o “porquê” do seus comportamentos, como age, como se relaciona, como pensa, sente etc.
 

O paciente começa a enxergar novas formas de viver mudando velhos padrões de comportamento e adquirindo um alívio do sofrimento emocional. As decisões e atitudes são tomadas com mais facilidade e segurança, fato que proporciona uma maior qualidade de vida e acima de tudo uma vida mais feliz!​​​

 

Quando buscar ajuda?

Não há regras!

 

Não precisa estar doente para procurar psicoterapia.

 

Basta ser humano para precisar de ajuda.

 

Os problemas vão se acumulando com o passar do tempo e se a vida fica “pesada” demais é hora de procurar ajuda!

 

Todos nós diariamente estamos sujeitos à tensões no ambiente de trabalho, problemas de saúde, preocupações sobre o nosso futuro, instabilidades financeiras, conflitos nos relacionamentos interpessoais, conjugais, puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, a morte de um ente querido, mudança de cidade, enfim, uma lista imensa de adversidades da vida que por vezes geram angústias, sofrimentos, dúvidas e sentimentos confusos nos fazem sentir muitas vezes incapazes de caminhar. Sempre existe um grau de sofrimento na vivência desses fatores estressantes e que inevitavelmente causa algum tipo de impacto emocional nas pessoas.

 

É neste momento que o ser humano percebe que de alguma forma seus sentimentos e emoções estão influenciando e interferindo negativamente em sua vida e ameaçando sua saúde mental. A pessoa passa a perceber a necessidade de descobrir novas formas de conduzir sua vida, etc.

 

A psicoterapia propicia também o auto-conhecimento e aceitação de nós mesmos: Com o auxílio da psicoterapia percebemos que somos seres humanos capazes de sentir raiva, tristeza e sentimentos considerados ruins e muitas vezes reprimidos por nossa sociedade. Trabalhando esses sentimentos (e os motivos deles), a pessoa aprende a se auto gerenciar, influenciando na própria vida e aprendendo a lidar melhor com os desafios e problemas.

 

 

 

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.Lao-Tsé.png

 

Entre em contato:

Telefone (11) 50512774 ou

Whatsapp (11) 958585842

e agende sua consulta!