A TIMIDEZ E SEUS SINTOMAS

A Timidez e seus sintomas

 

A timidez manifesta-se através da tensão e inibição em situações sociais, as quais interferem e dificultam a realização de objetivos pessoais ou profissionais de uma pessoa.

 

A timidez pode variar do "ficar sem jeito" em uma situação social específica (por exemplo, dificuldade de falar em público), passando por uma timidez crônica (que aparece em todas ou quase todas as áreas da vida), até chegar à fobia social (impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia).

 

Em uma situação social, ao invés de envolver-se na conversa, o tímido observa a situação "de fora" da mesma: não presta atenção ao que o outro diz, mas fica prestando atenção em si mesmo, em como está saindo sua voz; não sabe onde colocar as mãos (que podem estar suando ou trêmulas); não consegue encarar ninguém nos olhos, sempre desviando o olhar, ficando de cabeça baixa, olhos voltados para o chão.
 

Por estar sempre tenso nas situações sociais, o tímido pode passar para as outras pessoas uma imagem de "poucos amigos", de ser alguém de "difícil acesso" ou até mesmo a imagem de ser uma pessoa arrogante. Puro engano!!!

 

O tímido tem medo de não ser aceito, medo de ser rejeitado! Possui pensamentos e sentimentos negativos sobre si próprio, sentimentos de inferioridade, sua auto estima e confiança em si mesmo são muito baixas, tem medo de errar. O tímido permanece prisioneiro de seus temores e não aprende com as experiências, pois não se permite arriscar!!!!
 

É possível superar a timidez e ter uma vida normal!!

 

psicoterapia pode dar apoio emocional ao tímido e ajudá-lo a entender seus medos e suas inseguranças pessoais, propiciando uma transformação gradativa do seu "eu".