depressão

 

Depressão é uma doença que afeta mais de 11 milhões de pessoas no Brasil.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), daqui há alguns anos, será a doença mais incapacitante do mundo.

É muito importante reconhecer os sintomas dessa doença que gera diversos prejuízos para as pessoas que sofrem de depressão.


Depressão e tristeza

Todos passamos por momentos ruins e perdas importantes ao logo de nossas vidas.

São perdas significativas de entes queridos, mudanças de emprego, de status, de escola, de cidade, enfim...

Situações que nos exigem mais do que adaptação a uma nova realidade.

A tristeza é um sentimento normal nos momentos de perdas e costuma ser passageira, ou seja, não necessita de tratamento.


Alguns sintomas que indicam depressão

No entanto, quando esta tristeza se prolonga e é acompanhada de sintomas físicos tais como perda de peso (ou ganho de peso), diminuição da atenção, dificuldades para dormir (por vezes excesso de sono), etc...

Estes sintomas indicam que é hora de buscar uma avaliação com médico e psicólogo pois pode se tratar de Depressão.

Lembre-se – nem toda tristeza é Depressão e somente um profissional qualificado pode diagnosticar e prescrever o tratamento adequado.

O remédio que a vizinha ou colega de trabalho utiliza pode não ser adequado para você.


Qual a diferença entre Tristeza e Depressão?

Alguns pontos devem ser observados e que diferenciam Tristeza e Depressão:

MOTIVO – a tristeza tem um motivo justificável, e a pessoa sabe por que está triste, podendo ser um desapontamento ou um fracasso pessoal, por exemplo. Já a depressão não tem uma causa que justifique os sintomas, sendo comum a pessoa não saber o motivo da tristeza e achar que tudo está sempre ruim. O sentimento na Depressão é desproporcional aos acontecimentos;
 

TEMPO – a tristeza é temporária, e diminui à medida que o tempo passa ou a causa da tristeza se afasta. A Depressão é persistente, dura a maior parte do dia e todos os dias por, pelo menos, 14 dias;
 

SINTOMAS – na tristeza há sintomas de vontade de chorar, sentimento de impotência, desmotivação e angústia. Na Depressão, além dos sintomas de tristeza, há perda do interesse por atividades agradáveis, energia diminuída, além de outros, como pensamento suicida, baixa auto-estima e sensação de culpa.


Qual a diferença entre Luto e Depressão?

A perda de alguém querido ou a perda de algo muito importante pode gerar tristeza profunda e persistir por vários meses, acompanhada de sentimentos de dor e saudade e lembranças que persistem em devolver o sentimento de perda.

O Luto é uma resposta muito importante de adaptação à perda e é necessário para que os afetos então ligados ao ente ausente sejam redirecionados.

A vida deve seguir seu curso e o Luto tem esta função!

No entanto, por vezes a pessoa pode não suportar a perda e o Luto pode se encaminhar para um quadro de Depressão.

O tratamento para depressão é feito com o uso de medicamentos antidepressivos recomendados pelo psiquiatra e a realização de sessões de psicoterapia com um psicólogo.