psicanalise



PSICANÁLISE surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos. Conversando com os pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da inaceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e suas fantasias de natureza sexual. Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras e, atualmente, há diversas escolas.

O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O analisando, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família. Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma crescente oportunidade para que o analisando torne consciente os conteúdos reprimidos que são supostos, a partir de suas associações. Escutando o analisando, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade. Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro.

A originalidade do conceito de Inconsciente introduzido por Freud deve-se à proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes. É preciso diferenciar inconsciente, sem consciência, de Inconsciente, conforme elaborado por Freud, que diz respeito a uma instância psíquica base na constituição da personalidade.


psicoterapia

A PSICOTERAPIA tem por finalidade amenizar o sofrimento, desenvolver competências, explorar potencialidades e criar condições para uma vida mais plena, com qualidade e satisfação. É uma ferramenta de auto-conhecimento e transformação.

Psicoterapia auxilia a pessoa a mobilizar suas forças, seus recursos internos, na direção da mudança. No processo, são exploradas e trabalhadas novas competências e capacidades, tanto na relação consigo mesmo quanto no vínculo com os outros.

O resultado é o fortalecimento pessoal, o reconhecimento de sua própria capacidade de agir sobre o mundo, em paralelo com a aceitação dos fatos e circunstâncias sobre as quais não se tem controle. Com isto, aumenta a auto-confiança, autoestima e a capacidade de se relacionar. Igualmente para as realizações, em todas as áreas.

Psicoterapia é um tratamento indicado para transtornos psicológicos diversos e que tragam sofrimento psíquico, como depressão, pânico, ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos, fobias e traumas, entre outros. 

É de grande ajuda em casos de conflitos pessoais ou nos relacionamentos, durante crises existenciais e momentos de transição de vida.


Fonte: Associação Brasileira de psicologia e Psicanálise